Para o Dúdú Badé viver a magia é criar pontes capazes de transportar a alegria e a riqueza presentes na diversidade dos mais diferentes sorrisos. Por isso, dialogar com a infância por meio do conhecimento e das possibilidades apresentadas pela cultura africana e afrobrasileira é o objetivo do coletivo ao desenvolver atividades que visam explorar a ancestralidade negra presente em nossos cotidianos desmitificando-a de maneira lúdica.

O Dúdù Badé oferece atividades multidisciplinares e itinerantes, principalmente calcadas por brincadeiras circulares e contação de histórias fundamentadas na tradição de matriz africana e afrobrasileira por meio da oralidade, música, cultura e alimentação apresentadas pelas grandes cirandas criadas por onde o coletivo passa.

Ambientação de espaço, com elementos que simbolicamente representam as tradições de matriz africana com instrumentos musicais, tecidos, balaios e outros ornamentos que auxiliem na construção positiva do imaginário infantil e ajudem a construir o cenário de histórias repletas de cores, sons, cheios e sabores. As histórias são dinâmicas e se fundem com brincadeiras lúdicas estabelecendo assim uma forma de relação divertida e prazerosa com as temáticas propostas.